PE. Claudio Lopes é homenageado no I congresso nacional de letramentos – COLES
Prof. Esp. João Carvalho.
A pesquisa Biografia, Memória e Sociedade: uma leitura do cordel biográfico “Pe. Cláudio: o homem do povo”, de Antônio Carlos de Almeida, em São João da Serra-PI integrou a Olimpíada Científica de Língua de Portuguesa do Piauí (OCLIPI) sob o lema “Dizeres e Saberes do Nosso Povo”, representando a escola CETI Professor Ubiraci Carvalho no referido evento. Idealizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI) e coordenada pela Superintendência de Ensino (SUPEN), a referida olimpíada consiste em uma ação educativa – que vinculada à área de linguagem – foca no desenvolvimento de pesquisa científica, envolvendo alunos e professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino.
Associada a aspectos culturais locais, conforme estabelecido no edital da olimpíada, nossa pesquisa buscou promover uma discussão sobre a contribuição do gênero textual biografia para a construção da memória coletiva advinda do legado de personalidades locais, representadas no trabalho, pela figura de padre Cláudio Lopes de Sousa, cuja trajetória de vida é narrada biograficamente em forma de cordel escrito por Antônio Carlos Almeida (2024), cordelista de São João da Serra.
A relevância do trabalho é justificada pela necessidade de tornar mais significativos os estudos sobre biografia, no que diz respeito à preservação da memória coletiva da população serra-jonense relacionada à trajetória de vida de quem muito contribuiu para a história de nosso município.
Ocorrida em Teresina-PI (18 de outubro), no I COLES – Congresso Nacional de Letramentos, nossa pesquisa foi premiada com medalha de ouro no evento. É um prazer enorme e uma felicidade imensa poder mostrar ao mundo a importância da pesquisa na educação básica. São momentos assim que engrandecem e renovam o orgulho de ser professor, pois é uma conquista bastante significativa para nossa cidade que engrandece a educação do nosso município e fortalece a ideia da aplicação prática do protagonismo juvenil proposto pelo Currículo do Piauí para o ensino médio.
Tenho dito e reafirmo sempre: não se trata apenas de uma conquista individual, é da escola e do município. É pesquisa científica na educação básica pioneira no estado, fruto de muita dedicação profissional enquanto professor de língua portuguesa. Sou imensamente grato a toda a comunidade local e escolar do CETI Professor Ubiraci Carvalho, principalmente, às alunas integrantes da minha equipe: Flávia Fernanda, Karina Suele, Joseane Vieira e Yaíza Matos, estudantes com um futuro promissor. Sou só gratidão também à professora mentora Elianete Borges, um verdadeiro ser de luz, cujas orientações foram fundamentais para alcançarmos o resultado obtido na olimpíada.
Comentários (0)